Projetos em Curso

NOVA-SINA: Mulheres Ciganas, Agentes de Mudança

A Misericórdia de Santo Tirso foi convidada pela Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) a estabelecer parceria no Programa JUNTOS! (Plataforma de Conhecimento para a Sociedade Civil). Em setembro 2024 desafiaram-nos a implementar um Projeto de Inovação Comunitária (PIC), com vista à ativação e envolvimento da comunidade na procura de soluções para resolver e/ou minimizar problemas existentes.
O Projeto que a Misericórdia de Santo Tirso apresentou neste âmbito, designado “NOVA-SINA: Mulheres Ciganas, agentes de mudança”, centra-se no envolvimento de 27 mulheres da comunidade Cigana de Argemil, pertencentes aos agregados em acompanhamento social pelo Centro Comunitário de Geão.

O PIC insere-se na problemática da Igualdade de Género e Étnica, pretendendo devolver às mulheres ciganas a capacidade de desenvolverem mudanças positivas na comunidade e nas suas vidas. Irá decorrer até julho de 2025, envolvendo vários parceiros da comunidade -que possam manter a ligação com estas mulheres após término do Projeto - contemplando as seguintes ações com vista à autonomização:

  • Ações de Capacitação:
    Integração de algumas mulheres para alavancar pequenos negócios ou integrar no mercado de trabalho formal (em articulação com o Projeto CAPACITA IN). Iremos integrar o “laboratório-empresarial de Upcycling” do PIC.
    Dinamização de sessões de capacitação no exercício de Direitos sociais, familiares e individuais, com a parceria do CIAC (Centro de Informação Autárquico ao Consumidor).
    Alargamento do “Programa de Mentoria para a Capacitação Digital” (em parceria com a Autarquia) às mulheres ciganas identificadas no PIC, de modo a dar-lhes oportunidade de adquirir novas competências.
  • Ações Ambientais:
    Em parceria com a empresa RESINORTE pretendemos dinamizar ações de sensibilização ambientais e de reciclagem, de modo a melhorar a imagem do Bairro e criar uma responsabilidade social nas pessoas residentes, numa perspetiva de mudança de comportamentos sociais.
  • Ações de Autonomização:
    Criação de um “laboratório-empresarial de Upcycling” na área de produtos utilitários para venda através de técnicas de reciclagem, permitindo a experimentação de tarefas e do que é necessário para impulsionar um negócio social. Contamos com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso para promoção dos produtos produzidos, bem como diligenciar recursos que poderão ser rentabilizados no negócio.
  • Ações de Empoderamento:
    Dinamização de sessões de partilha de experiências pessoais e profissionais com outras mulheres ciganas;
    Visitas a outras comunidades ciganas com projetos inovadores;
    Iniciativas de cuidados de imagem e valorização pessoal.
  • Ações de Marketing:
    Criação de instrumentos de divulgação e marketing comercial dos produtos criados, nomeadamente a produção de um Booklet / Catálogo para apresentação dos produtos e do enquadramento social do “Laboratório-empresarial de Upcycling”;
    Cativar parceiros para o negócio social; Apresentação/divulgação do PIC e do “Laboratório-empresarial de Upcycling”.

Resultados Esperados: Na luta contra a dupla discriminação (de género e étnica) acreditamos que este projeto será impulsionador da autonomia socioeconómica e abrir portas com outras entidades e serviços locais. Espera-se que após um ano de investimento  em ações de “empowerment”, estas mulheres possam seguir em frente com o negócio social criado.
Será um novo paradigma do trabalho social.

Logo Juntos_Porto_HORIZONTAL CMYK V2.png

CENTRO DE EMERGÊNCIA IRIS

O acolhimento de emergência às vítimas de violência doméstica em situação de risco é uma das principais medidas de proteção, prevista na legislação nacional, na qual não estão aplicadas outras medidas eficazes e capazes de garantir a sua segurança.

A resposta de acolhimento de emergência assegurada pela Misericórdia de Santo Tirso – Centro de Emergência IRIS, é constituída por uma equipa multidisciplinar que desenvolve o seu trabalho cumprindo com os seguintes objetivos:

  • acolher, transitoriamente, vítimas de violência doméstica em situações de emergência; 
  • assegurar o acompanhamento das vítimas, acompanhadas ou não de filhos/as menores ou maiores com deficiência na sua dependência;
  • proporcionar as condições necessárias à segurança e bem-estar físico e psicológico das vítimas; 
  • prevenir a vitimização e avaliar e gerir o risco. 

A resposta de acolhimento de emergência da ISCMST, desde a sua criação em janeiro de 2013, que prioriza a articulação e trabalho em rede com as várias entidades e estruturas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), entidades com intervenção social, órgãos de polícia criminal, tribunais e entidades com competência em matéria de infância e juventude.

No âmbito do Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão, Pessoas 2030, o Centro de Emergência Íris, resposta de acolhimento de emergência para mulheres vítimas de violência doméstica, retomou o seu funcionamento a 01.10.2023, contribuindo ainda para o cumprimento dos objetivos das políticas públicas no âmbito da cidadania, da promoção e defesa da igualdade de género e de combate à violência doméstica e de género, constantes da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual” e dos respetivos planos de ação.

casa-abrigo.jpg
Barra financimanto_PESSOAS 2030.jpg

Ver Ficha de Operação


IMMERSIVE ROOM

A Misericórdia de Santo Tirso foi premiada com o projeto “Immersive Room” financiado pelo Prémio BPI | Fundação “la Caixa” Seniores.
O projeto “Immersive Room” disponibiliza uma sala imersiva e uma sala interativa que abrangem 3 pilares de intervenção:
1 - convívio (uso de ferramentas de contacto com o exterior; participação em workshops/formações);
2 - jogo (disponibilização de jogos online e jogos interativos);
3 - viagens (visitar locais do mundo e conhecer património).

selo_premios_seniores-03.jpg

Com este projeto pretende-se dar cumprimento às mais recentes orientações da comunidade científica mundial: colocar a tecnologia na 1ª linha de atuação com a população idosa para diminuir o isolamento e a solidão, facilitando a participação comunitária e o acesso à cultura e ao lazer.

A Immersive Room e a Sala Interativa encontram-se disponíveis para receber a população sénior do concelho.
Aproveitem e disfrutem da primeira sala imersiva (270º) em Portugal, desenvolvida e dirigida especificamente à população sénior, com ferramentas específicas no âmbito da intervenção gerontológica!
Pedidos de agendamento e outras questões, via email para immersive.room@iscmst.pt.

Ficha do Projeto